Preta Gil diz que câncer colorretal é tabu: “Pessoas fogem do exame”
A cantora e empresária Preta Gil falou, na segunda-feira (5), sobre a importância do diagnóstico precoce para o tratamento do câncer colorretal, assunto que ela classificou como tabu.
A carioca foi usando um look azul para dar entrevista ao programa apresentado pela jornalista Vera Magalhães para conscientizar o público a respeito do Março Azul, mês da prevenção e da conscientização do câncer colorretal.
“A gente fala pouco sobre câncer colorretal porque é um pouco tabu falar da região onde o câncer se dá. Eu sinto isso quando eu adoeci, eu sentia que as pessoas evitavam falar que eu estava com câncer no reto e falavam: ‘você está com câncer na parte final do intestino’”, contou a cantora de “Sinais de Fogo”.
Em participação no programa Roda Viva, da TV Cultura, Preta Gil, que recebeu o diagnóstico da doença em janeiro de 2023, afirmou que as pessoas têm medo do exame de colonoscopia, que pode ajudar a identificar tumores na região do reto.
“O meu tumor era bem grande, ele já era bem extenso. Eu tive que fazer quimio[terapia] e radio[terapia] para diminuir para poder operar”, contou.
“Mas se a gente faz a colonoscopia, que é um exame que todo mundo tem um pouco de medo, a gente consegue detectar um câncer no colo retal, tratar e o prognóstico pode ser como o meu foi, de cura”, defendeu Preta.
A cantora celebrou, em dezembro de 2023, o fim do seu tratamento contra o câncer colorretal e será acompanhada por uma equipe médica por, pelo menos, cinco anos.
Fonte- CNN POP