Olimpíada brasileira de astronomia e astronáutica abre inscrições

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Compartilhe

As escolas que ainda não estão cadastradas ou que possuem inscrição inativa devem criar uma conta no site oficial do evento

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) anunciou a abertura das inscrições para a sua 27ª edição. A participação é gratuita e aberta a estudantes do ensino fundamental e médio de todo o Brasil. As escolas que ainda não estão cadastradas ou que possuem inscrição inativa devem criar uma conta no site oficial do evento. As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de maio de 2024.

A OBA é dividida em quatro níveis, cada um destinado a uma faixa etária específica. O exame presencial, composto por dez perguntas – sete de astronomia e três de astronáutica – será realizado no dia 17 de maio.

Os estudantes que se destacarem no nível 4 serão convidados a participar de seletivas para as Olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA).

Para se preparar para a competição, os estudantes podem estudar provas anteriores disponíveis no site oficial da OBA. Além disso, o embaixador da olimpíada, professor Ivys Urquiza, oferecerá uma playlist especial no canal Física Total, no Youtube, com a resolução de diversos exames da OBA.

Segundo o professor João Canalle, presidente e coordenador do concurso e astrônomo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a edição de 2023 contou com a participação de quase 1,4 milhão de estudantes, com a distribuição de 50.619 medalhas para os quatro níveis.

Canalle destaca que as atividades e provas da OBA têm como objetivo atualizar professores e ensinar alunos de forma lúdica e participativa. Ele ressalta que o evento busca tornar o aprendizado estimulante e gratificante, mostrando que o ensino começa na escola e ultrapassa as barreiras das salas de aula.

O astrônomo lembra ainda que as olimpíadas científicas abrem portas para o ensino universitário. Instituições de ensino superior como o Centro Universitário Facens, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de Itajubá (Unifei); Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) estão disponibilizando vagas e bolsas para medalhistas olímpicos.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content