Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira
O programa oferece financiamento para cursos superiores
As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) estão abertas e vão até a próxima sexta-feira (15). O programa, que já transformou a vida de muitos estudantes, como a fonoaudióloga Luana Marques, de 33 anos, oferece financiamento para cursos superiores.
Luana, que atua em uma clínica em Taguatinga (DF), escolheu seu curso em 2019 e, dois anos após a formatura, afirma que não teria conseguido pagar a faculdade sem o FIES. “Trabalhar para que uma criança atípica fale ‘mamãe’ é uma vitória diária. A profissão me realiza”, diz a profissional.
Para se inscrever no FIES, é necessário que o estudante tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e possua renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.
Neste ano, o FIES disponibiliza 112.168 vagas para financiamento de curso superior. Dessas vagas, 67.301 são destinadas para o processo seletivo do primeiro semestre. O edital traz novidade com reserva de vagas para o que é chamado de FIES Social (Resolução 58 e Portaria 167, ambas de 2024), com reserva de 50% das vagas de cada edição do Fundo para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Estão nesse cadastro pessoas com renda familiar per capita de até meio salário mínimo. Segundo o Ministério da Educação, esse grupo poderá financiar até a totalidade dos encargos educacionais cobrados pela instituição de educação superior, o que é uma condição diferente do programa.