Doses de dengue não utilizadas serão redistribuídas

Foto: Butantan/Divulgação
Compartilhe

os municípios que decretaram situação de emergência em razão da doença terão prioridade nesse processo

O Ministério da Saúde anunciou que irá redistribuir as doses da vacina contra a dengue que foram enviadas a 521 municípios selecionados e que ainda não foram utilizadas. Segundo a pasta, os municípios que decretaram situação de emergência em razão da doença terão prioridade nesse processo.

A ministra da saúde Nísia Trindade explicou que a redistribuição das doses não utilizadas será feita com base em um rankeamento dos municípios que estão em situação de emergência por dengue. “Isso não vai ser detalhado hoje. Está em processo, tem que ser feito de forma muito cuidadosa”, afirmou.

Nísia ressaltou que o Ministério da Saúde poderia utilizar diversos critérios para redistribuir as doses contra a dengue, incluindo a ampliação da faixa etária a ser imunizada na rede pública, atualmente definida entre 10 e 14 anos. No entanto, o critério adotado, devido à situação de saúde pública atual, é ampliar para municípios.

A ministra destacou a importância da vacinação no combate à dengue. “A vacina é um instrumento importantíssimo a médio e longo prazo. Ela não é a solução para essa epidemia. Ainda mais uma vacina que é aplicada em duas doses com intervalo de três meses”, concluiu.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content