Projeto para formação de alunos do ensino médio no exterior é aprovado
O programa tem como objetivo promover a formação de estudantes do ensino médio no exterior
A Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que institui o Programa de Intercâmbio e Mobilidade para o Ensino Médio (PIEM). O programa tem como objetivo promover a formação de estudantes do ensino médio no exterior, concedendo bolsas de estudos, facilitando a cooperação entre grupos de pesquisa brasileiros e estrangeiros e apoiando projetos de pesquisa de alunos da rede pública estadual e federal.
O relator da proposta, deputado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), afirmou que a internacionalização das instituições de ensino médio beneficia o país. “Ao propiciar a ida de seus estudantes para o exterior, governos estaduais e governo federal estarão robustecendo suas políticas de educação”, disse.
A proposta foi aprovada nesta quarta-feira (20) na comissão. No mesmo dia, o Plenário da Câmara aprovou o projeto que reformula o ensino médio no Brasil (PL 5230/23).
O Projeto de Lei 10414/18, de autoria da ex-deputada Rejane Dias (PI), foi aprovado na forma de substitutivo do relator, que inclui os projetos apensados (PLs 1132/22 e 3892/23).
O novo texto estabelece as seguintes medidas:
- As bolsas do PIEM serão ofertadas via edital de seleção;
- A quantidade de vagas, o valor e os critérios para elegibilidade serão definidos em regulamento;
- O PIEM poderá firmar acordos com os estados, Distrito Federal e entidades privadas;
- O programa poderá financiar a participação dos alunos em eventos no exterior. Outras prioridades poderão ser definidas em regulamento.
Essa iniciativa representa um grande avanço para a educação brasileira, proporcionando aos alunos do ensino médio a oportunidade de expandir seus horizontes e adquirir experiência internacional.