Cesta de produtos da Páscoa fica 9,29% mis cara este ano
A alta nos preços é superior à inflação acumulada para o mesmo período, de 3,5%, medida pelo IPC-10
A cesta de produtos típicos de Páscoa subiu 9,29% entre março de 2023 e fevereiro de 2024, segundo levantamento do FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas). A alta nos preços é superior à inflação acumulada para o mesmo período, de 3,5%, medida pelo IPC-10.
Entre os itens que compõem para o almoço de Páscoa, a batata-inglesa e o azeite tiveram os maiores aumentos durante o período, de 31,96% e 39,82%, respectivamente. No entanto, houve uma redução nos valores de itens como o bacalhau, que apresentou queda de 2,27%.
O salmão e a sardinha em conserva registraram os maiores recuos, de 8,93% e 5,19%, respectivamente. Os peixes frescos que tiveram queda de preço podem apresentar variação até a próxima semana, devido ao aumento da procura e proximidade do feriado de Páscoa.
Por isso, o economista André Braz, coordenador dos Índices de Preços do FGV Ibre, ressalta a necessidade de vigilância por parte dos consumidores em relação à evolução dos preços à medida que a Páscoa se aproxima.
O levantamento não inclui os ovos de Páscoa, mas somente bombons e chocolates, que subiram 1,89% no período. A pesquisa do FGV Ibre apresenta a inflação acumulada até fevereiro, mas não assegura que estes permanecerão estáveis ou se reduzirão até a chegada do feriado.