Localidade de Flores, Aracatiaçu sofre com falta de energia há cincos dias
As péssimas condições da estrada dificulta o acesso de profissionais da Enel para resolver a falta de energia
Os moradores da Localidade Fazenda Flores, no distrito de Aracatiaçu, estão há cinco dias sem energia elétrica. De acordo com informações, devido às fortes chuvas com relâmpagos, na sexta-feira (5), houve uma queda de energia de forma que as luzes ficaram fracas e às vezes apagam totalmente. Com esse problema de queda de energia algumas pessoas tiveram prejuízos com eletrodomésticos que queimaram.
Outro problema enfrentado pelos residentes do logradouro são as péssimas condições da estrada de acesso ao povoado. Evilene Sousa, moradora da Fazenda Flores, disse que desde fevereiro que a comunidade pede à Prefeitura de Sobral para consertar a via. “Estamos se virando como podemos. As meninas estão perdendo escola por conta dos caminhos que eles não consertam. A população pede desde fevereiro que eles façam algo para melhorar a estrada, mas só agora que eles vieram olhar”, lamentou Evilene.
A falta de energia, de acordo com a companhia elétrica Enel, estaria sendo causada por problemas em um transformador que a empresa enviou, no domingo, funcionários para fazer a troca do equipamento. Antes de chegar ao logradouro, caminhão munck que transportava o transformador atolou em uma passagem molhada do Assentamento da Emasa. O caminhão passou quase 24 horas atolado sendo rebocado na manhã desta terça-feira (9) por uma retroescavadeira.
Além dos aparelhos queimados, os residentes relatam prejuízos com alimentos frios que precisam de geladeiras ou freezers para se manterem em boas condições de consumo.
Um dos maiores prejuízos com alimentos foi da Associação Comunitária dos Trabalhadores Rurais da Fazenda Flores e Adjacentes que perdeu cerca de mil litros de leite por causa da falta de energia. A associada Simone Maria disse que o carro que faz a coleta do leite não conseguiu chegar até à localidade devido às péssimas condições da estrada.
“Nós temos um tanque com mil litros de leite. Só não vai todo para o mato porque estou chamando a vizinhança para vir pegar leite para fazer um queijo ou alguma coisa. Estamos sendo prejudicados pelas estradas, pela falta de energia e sem internet desde sexta-feira.