Santa Casa de Sobral implanta novo sistema de gestão hospitalar
A migração para o novo sistema foi realizada no dia 5 de março e contou com a participação de técnicos da empresa MV e funcionários do serviço de Tecnologia da Informação do Complexo.
O Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral implantou um novo sistema de gestão hospitalar – o SOUL MV. A ferramenta reúne um conjunto de soluções que otimizam o fluxo de dados entre os setores e integram todos os processos hospitalares, concedendo o status de Hospital Digital.
De acordo com o gerente de Tecnologia da Informação do Complexo SCMS, Rodrigo Freitas, o software dá suporte para toda a cadeia de atendimento e beneficia todos os setores ao reduzir custos e padronizar processos. “Ao longo do ano, a tendência será a redução de custos com a otimização do processo de compras baseado em níveis de estoque e histórico de consumo. A nova ferramenta deve instituir dentro da instituição processos mais bem estruturados e economia de tempo dos profissionais que manuseiam o sistema. Com isso, também será possível gerar indicadores de qualidade para tomada de decisão”, destacou Rodrigo.
O novo sistema permite ainda a integração de processos intersetoriais e facilita a transmissão de informações; elimina a ociosidade das salas, consultórios e equipamentos de diagnósticos, beneficia a equipe médica e diminui as filas de pacientes nas emergências, descongestionando o serviço e humanizando o atendimento.
O Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral está padronizando os seus processos, definindo melhor os fluxos e rotinas de trabalho, para garantir mais eficiência e agilidade na gestão. Para o diretor-geral do Complexo, Klebson Carvalho, o SOUL MV permitirá maior integração nos diversos setores da unidade. “Com o novo sistema, nosso hospital terá maior agilidade nos seus procedimentos e um controle mais eficaz em sua gestão. A expectativa é que o SOUL MV possibilite uma melhoria significativa na qualidade da assistência”, afirma o diretor.
Ainda neste ano, serão implantados os aplicativos móveis para os profissionais obterem maior mobilidade no tratamento das informações do sistema, tais como: dispensação de medicamentos, autorização de compras, processos do centro cirúrgico, dentre outros.
*Ascom/ Santa Casa