Cidade Encantada vira atração turística de Umirim

Foto: Edwacyr Santos/Sistema Paraíso
Compartilhe

O mega empreendimento, ainda não está concluído, mas já transformou a economia e o movimento do município que tem aproximadamente 20 mil habitantes

Foto: Edwacyr Santos/Sistema Paraíso

A pacata cidade de Umirim, situada no sertão cearense, a 139 km de Sobral, começou a ganhar destaque no cenário nacional a partir da construção do mega projeto da turística Cidade Encantada, localizada na Fazendo Thanks. O empreendimento, idealizado pelo empresário visionário e empreendedor Dr. Oscar Spíndola Rodrigues, busca fomentar o turismo na região e a geração de emprego e renda.

A cidade abrigará o campus universitário do Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Uninta, já autorizado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Os prédios estão sendo construídos no estilo colonial português inspirado na Arquitetura e técnicas do barroco ao eclético com sérias manifestações neoclassicista com réplicas fiéis  de castelos neomedieval, gótico mouro, com torres, calabouços, ponte levadiça, estandartes, escultura de guerreiro templário e brasões que contam a história da família do proprietário. 

O empreendimento contará com um resort, restaurantes, praças, casas da época feudal e colonial totalmente equipadas para hospedar professores e estudantes, acionistas investidores e convidados. Antes mesmo de concluída a cidade já atrai diariamente turistas que querem ver de perto o que já está pronto e como estão as obras.

A ideia arquitetônica da obra no interior do Ceará é do mineiro de Ouro Preto, professor Júlio Barros, formado em restauração e conservação de bens móveis, no Centro Europeu de Restauro de Monumentos em Rasfeld, na Alemanha. Ao falar dos trabalhos, Júlio Barros, coordenador do projeto, destaca a habilidade da equipe, sob seu comando, que ele considera instrumento essencial para a qualidade de toda a obra.

“É impossível importar mão de obra especializada e eles são grandes mestres, todos de Umirim. Inclusive, no estudo de viabilidade econômica, a jazida é extraída no local, a mão de obra também e a inteligência e imaginário do Dr. Oscar Spíndola”, disse o coordenador das obras.

A construção deste ambicioso projeto tem compromisso com a responsabilidade social, pois a maior parte do material usado é fabricado no canteiro de obra com profissionais da terra treinados pelo professor Júlio Barros que é admirador do trabalho dos trabalhadores.

Dentre as obras que merecem destaque estão o castelo neomedieval, que é maior que o Arco do Triunfo de Sobral, localizado na entrada da fazenda cheio de simbologia que nos remete ao tempo feudal europeu e à realidade local como é o caso da réplica de um carcará, símbolo do sertão cearense feita com materiais de aço reciclado;

O Guerreiro templário de aço com oito metros de altura, feito também com metais reciclados;

Duas encantadoras capelas e outras duas igrejas ainda em fase de construção;

O resort com alojamentos para professores e alunos e hotel com restaurantes para turistas;

O Campus de Medicina Veterinária do Centro Universitário Uninta, já autorizado pelo MEC, entre outras.

O mega empreendimento, ainda não está concluído, mas já transformou a economia e o movimento do município que tem aproximadamente 20 mil habitantes.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content