Fortaleza vai sediar a etapa Nordeste da Copa do Brasil de Flag Football Masculino
Flag Football é uma modalidade derivada do Futebol Americano.
Fortaleza sediará a etapa Nordeste da Copa do Brasil de Flag Football Masculino. Com a participação de 13 equipes, o Centro de Formação Olímpica (CFO) será o cenário desses confrontos esportivos nos dias 27 e 28 de abril, a partir das 8h, em um evento aberto ao público.
Entre os competidores, está a equipe do Fortaleza Tritões, representante do Fortaleza Esporte Clube, que busca a conquista inédita do título de Campeão do Nordeste e a tão almejada vaga na Super Final da Copa Brasil. A capital cearense receberá outros representantes do estado e também equipes do Piauí, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte e Maranhão.
Ao todo são 80 times que vão buscar o título de campeão brasileiro. O crescimento da modalidade no país também se deve à inclusão do esporte nas Olimpíadas de 2028, que acontecerá em Los Angeles e deverá contar com um representante brasileiro na disputa.
A equipe tricolor enfrentará três desafios cruciais pela fase de grupos no dia 27 de abril. O primeiro jogo está marcado para às 10h, contra o Teresina Warriors. Logo depois, às 15h20, o Tritões joga contra o Mariners B, e fecha o dia diante do Carrancas, às 18h20. Os resultados desses confrontos determinarão quais equipes garantem vaga nos playoffs, programados para o dia 28, também no Centro de Formação Olímpica (CFO).
Em preparação para a Copa do Brasil, o time do Fortaleza Tritões realizou um amistoso contra o time do Ceará Sabres e vem intensificando a rotina de treinos tanto na preparação física como tática. É o que conta o Head Coach do time tricolor, Jorge Rafael (PK). “Os atletas têm acesso a uma boa estrutura de preparação física, que inclui a academia e a instrução de profissionais para melhorarem o rendimento. Também otimizamos os treinos táticos, físicos e teóricos, a fim de garantir o desempenho esperado na competição”, aponta.
Desde sua criação em 2017, o time de Flag Football do Fortaleza tem participado de competições tanto a nível regional quanto nacional, conquistando o título de campeão do WBS Brasil em 2019. Hoje o time conta com 40 atletas, sendo 20 na modalidade masculina e 20 no feminino. A equipe também desenvolve junto com o futebol americano, um projeto nas escolas, para difundir o esporte e despertar o interesse dos alunos.
O Flag Football é uma modalidade derivada do Futebol Americano. Seu objetivo é o mesmo: avançar a bola pelo território adversário e alcançar a zona final para marcar pontos, no caso, touchdowns. O nome do esporte se refere às bandeiras (flag, em inglês) ou fitas que ficam amarradas nas cinturas dos atletas e devem ser retiradas pelos adversários caso eles queiram parar as jogadas.
Na modalidade são cinco atletas de cada lado: um time ataca e o outro defende tentando retirar as fitas de quem está correndo com a bola. As partidas duram dois tempos de 20 minutos e o grande objetivo é chegar na zona de pontuação (conhecida como “endzone”) do oponente e marcar o famoso touchdown, que vale seis pontos.