Governo pede contrapartida empresarial para negociar desoneração da folha
A declaração foi feita no programa de rádio Bom Dia, Presidente, produzido pela EBC
SOBRAL, CE – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou nesta terça-feira (7) seu desejo de negociar com empresários a desoneração da folha de pagamento. A declaração foi feita durante uma entrevista a emissoras de rádio no programa Bom Dia, Presidente, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Lula questionou a intenção dos empresários em relação à redução dos pagamentos. “O empresário quer reduzir o que ele paga. Ele vai transformar isso em empregos novos? Ele vai transformar isso em aumento do salário? Ele vai transformar isso em estabilidade? Desoneração, do jeito que eles querem, é só para aumentar o lucro. É isso o que eles querem. Nós queremos que tenha contrapartida”, disse o presidente.
Segundo Lula, o governo decidiu pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão da desoneração da folha com o objetivo de convocar os empresários dos setores envolvidos para sentar à mesa e negociar. O presidente pediu que cada empresário declare suas intenções: “que cada empresário diga o que vai fazer”.
Lula também expressou ceticismo sobre as garantias de manutenção do emprego pelos empresários. “Esse negócio de dizer que é para manter emprego, ninguém garante que mantém emprego. Qual é o contrato que diz que ele vai garantir emprego? Quem é que diz que, na primeira crise, ele não manda gente embora? Não tem nada escrito. O que nós queremos é apenas seriedade dos empresários”, concluiu o presidente.