O Ceará deve receber chuvas até a próxima sexta-feira (17), segundo o Inmet
O estado do Ceará está previsto para receber chuvas até a próxima sexta-feira (15), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As precipitações atingirão a Grande Fortaleza e a faixa litorânea do estado.
A causa das chuvas neste período é devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), um dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuva em parte das regiões Norte e Nordeste. A ZCIT é uma banda de nuvens com ventos que circula todo o globo terrestre na região equatorial. Entre março e abril, a ZCIT atinge a máxima aproximação da costa norte do Brasil, intensificando as chuvas nessa região.
Nos primeiros dias de maio, a ZCIT permanece próximo do território do Ceará, ocasionando as chuvas principalmente na faixa litorânea. Formada a partir da convergência dos ventos alísios (úmidos), aqueles vindos do Nordeste, com origem no Hemisfério Norte, e, também, do sudeste, com origem no Hemisfério Sul, a ZCIT fica posicionada entre, aproximadamente, 14 graus ao Norte e dois graus ao Sul da linha do Equador ao longo de todo o ano.
Os ventos alísios são úmidos e, constantemente, seguem em direção à região equatorial. Além da convergência dos ventos alísios, as altas temperaturas da superfície do mar também influenciam no posicionamento da ZCIT e na intensidade dela, explica o Inmet.
A Zona de Convergência Intertropical se desloca para o Hemisfério Sul no fim do verão e início do outono, principalmente entre os meses de março e abril, quando tem maior influência na faixa norte das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Mesmo assim, segundo o Inmet, o sistema ainda pode atuar também nos meses de fevereiro e maio e, dessa forma, provocar um período chuvoso maior.
Eventualmente, entre fevereiro e abril, também é possível notar uma banda de nuvens dupla atuando sobre o oceano. Já nos demais meses do ano, a ZCIT migra para o Hemisfério Norte em busca de altas temperaturas, atingindo sua posição mais ao norte nos meses de agosto e setembro.
De uma maneira geral, quanto mais intenso for o sistema, maior será o volume de chuva, principalmente, no norte e semiárido nordestino do Brasil. Nos meses de março a abril e início de maio, quando o posicionamento da ZCIT está mais ao sul e as temperaturas ao longo dos dias estão elevadas, a formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical é mais comum, podendo provocar, inclusive, tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e grandes volumes de chuva.
O Inmet reforça que, dependendo da tempestade, o acumulado de chuva pode superar cem milímetros em poucas horas ou atingir grandes volumes em um período maior, até semanas de duração.
Previsão para os próximos dias:
Quarta-feira (15)
Manhã: Muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada.
Tarde: Muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas.
Noite: Muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas.
Quinta-feira (16)
Manhã: Encoberto com chuva.
Tarde: Nublado
Noite: Encoberto com chuvisco.
Sexta-feira (17)
Manhã: Muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas.
Tarde: Muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas.
Noite: Muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas