Ceará será um dos primeiros estados a receber arroz importado após desastre no Rio Grande do Sul
Após as fortes chuvas no Rio Grande do Sul, que afetaram intensamente a produção de arroz no Brasil, o Ceará está prestes a receber um dos primeiros carregamentos internacionais do alimento. Os gaúchos, responsáveis por cerca de 70% da produção nacional de arroz, enfrentaram dificuldades devido às enchentes.
O governo federal está se preparando para comprar 104 toneladas de arroz da safra 2023/2024, com o objetivo de preencher as lacunas deixadas pela crise. O produto será importado de outros países que fazem parte do Mercado Comum do Sul (Mercosul). A expectativa é que o arroz seja repassado aos brasileiros por um valor máximo de R$ 4,00 o quilo.
Além do Ceará, outros estados também serão contemplados nessa remessa, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais, Bahia e Pará. O arroz chegará por quatro portos: Santos (São Paulo), Recife (Pernambuco), Salvador (Bahia) e Itaqui (Maranhão).
Na última semana, o Diário Oficial da União (DOU) publicou uma medida provisória autorizando a importação de até um milhão de toneladas de arroz, considerando a crise enfrentada no Rio Grande do Sul.