Queda nos preços de frutas e legumes, segundo a Conab

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Compartilhe

Na Conab de Santa Catarina houve uma queda de 25,1% em relação a março

Os preços de produtos como batata, banana, laranja e melancia estão em queda nas centrais de abastecimento do país (Ceasas), de acordo com um levantamento divulgado nesta segunda-feira (20) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O 5º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort) mostra que o preço da batata caiu pelo segundo mês consecutivo, mesmo com a menor oferta do produto no mercado. A maior redução foi registrada na Conab de Santa Catarina, onde houve uma queda de 25,1% em relação a março.

No entanto, a Conab alerta que essa tendência pode não se repetir em maio. No início deste mês, a média dos preços nas Ceasas estava acima da praticada em abril. Isso pode indicar o início de um período de entressafra do tubérculo, uma vez que a safra das águas pode ter passado e a safra da seca/inverno ainda não é suficientemente forte para pressionar as cotações para baixo.

A banana também está com preço menor devido ao aumento da oferta da fruta no país, especialmente a variedade nanica do Vale do Ribeira, em São Paulo, do norte mineiro e do norte catarinense. Esse aumento na quantidade do produto também pressionou os preços da banana-prata.

A redução de preços da laranja e da melancia está relacionada à questão climática, pois a demanda por essas duas frutas costuma cair nos dias de frio, o que acaba pressionando para baixo as cotações.

Por outro lado, outras frutas e hortaliças analisadas no Boletim Prohort ficaram mais caras no último mês. No caso da alface, as chuvas registradas nas regiões produtoras até o meio do mês passado impactaram na oferta da folhosa e elevaram os preços. Para a cenoura, a alta interrompe dois meses de queda nas cotações praticadas. Com o menor envio da raiz a partir de Minas Gerais, principal abastecedor, ocorre a natural pressão de demanda sobre produções de outros estados.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content