Hemoce realiza campanha para incentivar doação de sangue a jovens de 16 e 17 anos
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) está lançando uma campanha inovadora para incentivar a doação de sangue entre os jovens de 16 e 17 anos. A campanha, que começa nesta sexta-feira (24) e vai até o dia 31 de maio, será realizada na sede do Hemoce em Fortaleza e em suas unidades regionais em Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Sobral e Quixadá.
Durante a semana, o Hemoce visitará escolas de Ensino Médio para conscientizar os estudantes sobre a importância da doação voluntária de sangue. “A ideia é desenvolver a responsabilidade social dos jovens em doar sangue como uma atividade regular”, destaca Nágela Lima, coordenadora de Captação de Doadores do Hemoce. Ela lembra que, para esse público, menor de 18 anos de idade, é necessário apresentar um termo de consentimento.
A campanha faz parte da Semana do Jovem Doador no Ceará, criada em 2022 por meio da Lei Estadual nº 18.283/22. A medida visa conscientizar os alunos do Ensino Médio da rede estadual de Educação sobre a importância de se tornarem doadores regulares de sangue, com o objetivo de aumentar o estoque de hemocomponentes.
Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter de 16 a 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal. Os doadores podem agendar um horário pelo site: doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones de cada unidade.
Em 2023, o Hemoce coletou 106.560 bolsas de sangue no Ceará, o maior número dos últimos sete anos, representando um aumento de 6% em comparação ao ano anterior. O hemocentro de Fortaleza foi responsável por mais de 50% das doações da hemorrede estadual, contabilizando 54.451 bolsas de sangue. No interior do Estado, o Cariri foi a região com o maior número de doações (18.876), seguida das regiões Norte (18.046), Sertão Central (8.487) e Centro-Sul (6.700).
Essa campanha é um passo importante para aumentar a conscientização sobre a doação de sangue e encorajar mais jovens a se tornarem doadores regulares. Afinal, cada doação pode salvar até quatro vidas. Portanto, se você é um jovem de 16 ou 17 anos, considere fazer parte dessa iniciativa vital. Sua doação pode fazer a diferença na vida de alguém.
Fonte- GCMAIS