Militares do Exército são afastados por alarme falso de evacuação em Canoas
Moradores foram orientados a evacuar um bairro por um suposto rompimento do dique, que não aconteceu.
Os militares do Exército Brasileiro que divulgaram um alarme falso de evacuação de um bairro em Canoas foram afastados de suas funções. Moradores do bairro Mathias Velho foram orientados a evacuar a região devido a um suposto rompimento do dique, que não aconteceu.
Segundo o alarme falso, os moradores teriam que sair de suas casas devido ao risco de inundação da região após um suposto rompimento do dique. Nas redes sociais, vídeos mostram moradores sendo alertados pelos militares e saindo de suas casas. A Prefeitura de Canoas desmentiu a informação pelas redes sociais, e o Exército emitiu uma nota para se retratar.
“Militares que atuavam no Bairro Mathias Velho, souberam, sem confirmação, que um dique havia se rompido e imediatamente passaram a comunicar erradamente aos moradores da necessidade de evacuação das áreas consideradas em risco. O Exército Brasileiro esclarece que tal situação decorreu de um grave erro de procedimento”, diz a nota, que continua pedindo desculpas pelo ocorrido.
O Exército informou ainda que os militares faziam parte da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, Grande Unidade subordinada à 5ª Divisão de Exército, e integravam a Operação Taquari 2, de apoio às ações de ajuda humanitária em Canoas.
A informação falsa será apurada em uma investigação para definir a origem e a causa da divulgação sem que ela fosse checada.