Thiago Braz tem suspensão por doping confirmada e está fora dos Jogos de Paris 2024
Ouro na Rio-2016, atleta disputaria a terceira edição olímpica consecutiva.
Ouro olímpico na Rio-2016, o atleta de salto com vara Thiago Braz teve a suspensão por doping confirmada e está fora dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A entidade reguladora do atletismo mundial, a World Athletics informou que a Unidade de Integridade do Atletismo (AIU) entendeu que o brasileiro violou as Regras Antidoping.
Thiago estava suspenso provisoriamente desde o dia 28 de julho de 2023 após ter sido pego no antidoping com a substância ostarina, utilizada para o aumento da massa muscular.
Em nota, a AIU informou que pediu uma suspensão de quatro anos e considera entrar com um recurso para conseguir o aumento da pena. A instituição entende que Thiago Braz “foi imprudente e agiu com intenção indireta”.
Thiago Braz, de 30 anos, é um dos principais destaques do salto com vara mundial há anos. Depois de vencer o ouro olímpico em casa, o brasileiro foi medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Mais recentemente, foi prata no Mundial de Atletismo Indoor de Belgrado, em 2022.
O atleta recebeu uma punição de 16 meses, que começou a ser contabilizada em julho do ano passado. Com isso, o brasileiro só poderá retornar ao esporte no dia 27 de novembro, três meses após o fim dos Jogos de Paris, e perdeu a chance de disputar a terceira edição olímpica consecutiva.