Aluna de Sobral vence concurso de escrita criativa e concorre a prêmio internacional
Hemanuella agora está competindo em nível internacional representando o Brasil
A estudante Hemanuella Cristina Silva de Sousa, de 15 anos, aluna da 1ª série na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Ayres de Sousa, localizada no distrito de Jaibaras, conquistou o primeiro lugar nacional no “Concurso de Escrita Criativa”, promovido pela Rede de Escolas Amigas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Hemanuella agora está competindo em nível internacional representando o Brasil. O tema do concurso era “Juventude e Sustentabilidade para o futuro da CPLP”.
O prêmio pela vitória de Hemanuella será de 500 euros, que serão convertidos para a moeda brasileira. Além disso, ela pode ser contemplada com uma bonificação extra de 1.500 euros se permanecer como a melhor colocada geral. Os segundo e terceiro lugares receberão, respectivamente, 900 euros e 600 euros. O concurso celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa, comemorado em 5 de maio.
A redação de Hemanuella, intitulada “Da necessidade de reconexão humana com o natural”, abordou os desafios da conscientização ambiental e as consequências da ação humana na natureza. As produções textuais foram avaliadas com base em critérios como respeito ao tema, originalidade, criatividade, estrutura linguística e riqueza vocabular.
Essa não foi a primeira experiência de Hemanuella em concursos de redação. No 9º ano do Ensino Fundamental, ela participou do “Concurso de Redação Rotary Clube”, de nível municipal. Embora não tenha vencido naquela ocasião, essa experiência serviu como base para seu sucesso atual.
Hemanuella destaca a importância de se manter atualizada, ler notícias, artigos e estudar política para enriquecer seu repertório. Ela considera o tema do concurso da CPLP excelente para explorar reflexões sobre o consumo desenfreado e a exploração dos recursos naturais, questões que afetarão as gerações futuras.
A jovem enfatiza que escrever bem requer ideias revolucionárias e a capacidade de expressá-las, de modo que o leitor se identifique e reflita sobre o assunto. Ela expressa sua gratidão aos professores que a incentivaram ao longo de sua trajetória educacional, especialmente ao orientador do concurso, Dalvan Linhares.
Hemanuella conclui: “Não foi apenas meu esforço. Sou imensamente grata às pessoas que me cercam e me incentivam rotineiramente. Todas elas fazem parte deste feito!”.