Projeto propõe proibição de capacetes em estabelecimentos de Sobral

Foto: Edwalcyr Santos/Sistema Paraíso
Compartilhe

O projeto tem o objetivo de inibir a ação de assaltantes em empresas comerciais, serviços e condomínios

Um Projeto de Lei do vereador Tiago Ramos que tramita na Câmara Municipal de Sobral prevê a proibição, dentro do perímetro urbano do município, do uso de capacetes que dificultem a identificação do motoqueiro. A ideia é a utilização do modelo do equipamento aberto na região do rosto. 

De acordo com a justificativa do projeto: 
O objetivo da lei é combater o crime e reduzir especialmente os assaltos. As motocicletas viraram o meio de transporte preferido dos criminosos e o capacete faz papel de uma máscara que esconde o rosto do assaltante. Assim, os instrumentos essenciais para a realização dos assaltos, além de arma de fogo, é o capacete utilizado por duplas de criminosos, condutor e passageiro, em motocicletas. 

O projeto ainda prevê que nos postos de combustíveis, por exemplo, os motociclistas terão que tirar o capacete antes de entrar no estabelecimento. Para isso, é recomendável que os postos estabeleçam um limite, como por exemplo, uma faixa de segurança no chão para que o motoqueiro pare antes dela para tirar o acessório e entrar para abastecer.

O vereador autor do projeto, disse para o Portal Paraíso que a ideia é usar um modelo de capacete dentro do perímetro urbano de Sobral que facilite a identificação do motoqueiro. “Por conta de ter muito assalto em Sobral nos postos de gasolina, lojas, etc, a gente deu entrada no Projeto pensando nisso. Tem dois tipos de capacetes: tem aquele fechado e tem aquele do rosto aberto. Então o nosso projeto é que na sede de Sobral seja liberado e obrigatório só esse capacete que a frente abre para que facilite a identificação em comércios e em outros estabelecimentos. O capacete fechado continua sendo obrigatório em CEs e BRs”, explicou Tiago Ramos.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content