Suprema Corte dos EUA derruba proibição a “truque” que cria armas automáticas
A Suprema Corte dos EUA derrubou nesta sexta-feira (14) uma proibição federal aos bump stocks, proibidos pelo ex-presidente Donald Trump. O julgamento é o mais recente dos casos que limitam a autonomia das agências federais.
Trump pressionou a proibição em resposta a um tiroteio em massa em 2017 que matou 58 pessoas num festival de música ao ar livre em Las Vegas. Os bump stocks permitem que um atirador converta um rifle semiautomático em uma arma que pode disparar a uma velocidade de centenas de tiros por minuto.
“Uma coronha não converte um rifle semiautomático em uma metralhadora, da mesma maneira que não acontece com um atirador com um dedo no gatilho extremamente rápido”, escreveu o juiz Clarence Thomas em seu voto. “Mesmo com uma coronha, um rifle semiautomático dispara apenas um tiro para cada ‘função do gatilho’”.
A proibição foi contestada pelo proprietário de uma loja de armas no Texas, Michael Cargill, que comprou dois dos dispositivos em 2018, entregou-os ao governo depois que a proibição foi implementada e imediatamente processou o governo para recuperá-los. A regra federal tornou a posse de bump stocks um crime com pena prevista de até 10 anos de prisão.
Embora o caso não se baseasse na Segunda Emenda, colocou o debate sobre armas de volta na pauta do tribunal, numa das controvérsias mais observadas este ano. Nesse sentido, a decisão foi a mais recente do tribunal superior a ficar do lado dos grupos defensores das armas.
Fonte- CNN