Embratur e Google se unem para impulsionar o turismo digital no Brasil
A iniciativa foi anunciada hoje (13), no Rio de Janeiro
A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e o Google firmaram uma parceria para fortalecer a presença digital de micro, pequenas e médias empresas do setor de turismo, incluindo restaurantes, hotéis e agências de viagem. A iniciativa foi anunciada hoje (13), no Rio de Janeiro.
O projeto, intitulado “Conecte, engaje e dê seus próximos passos com o Google”, oferece workshops e conteúdos sobre boas práticas para melhorar a competitividade dos produtos e serviços desses negócios. As ações serão divulgadas no site do EmbraturLAB, laboratório de inovação da Embratur, com o objetivo de fomentar o crescimento do turismo brasileiro, começando pelo Rio.
A parceria prevê workshops com dicas para uso de ferramentas do Google, como cardápio digital e reserva de mesas direto pelo aplicativo, além de capacitar empreendedores para melhor recepcionar visitantes de outros países, fornecendo informações e menus em mais de um idioma.
Os empresários interessados em fortalecer sua presença digital poderão acessar o site do EmbraturLAB para ter acesso a treinamentos e tutoriais. As dúvidas poderão ser esclarecidas através do e-mail embraturlab@embratur.com.br.
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, considera a parceria com a gigante tecnológica extremamente importante. “Embratur e Google estão há um ano fazendo essa parceria e os primeiros resultados começam a aparecer”, disse. Ele destacou que a cooperação é importante não só para o Google e para a Embratur, mas também para cada dono de bar, restaurante, hotel, agências de viagens e todos os operadores que recebem turistas estrangeiros.
Newton Neto, diretor de parcerias do Google, explicou que a união entre a Embratur e o Google tem como pilares a promoção internacional dos destinos brasileiros e a chance de equipar os pequenos e médios empreendedores do trade para criar uma presença online.
Os vídeos da ação piloto da parceria foram lançados durante o evento e promoveram a digitalização do restaurante Bafo da Prainha, com apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (Abrasel-RJ).
Raphael Vidal, proprietário do Bafo da Prainha, afirmou que participar deste movimento com o Google e com a Embratur foi importantíssimo e os resultados já aparecem. “Se eu soubesse um pouquinho antes, a gente teria decolado mais rápido”, disse.
Pedro Hermeto, presidente da Abrasel/RJ, destacou a importância da parceria para o segmento de bares e restaurantes. “A Abrasel tem por objetivo dar a mão para o empresário na jornada dele, desde o nascimento até o desenvolvimento do negócio. Contando com o Google, por intermédio da Embratur, a gente é capaz de abrir oportunidades para esses empresários que têm dificuldade de recursos humanos e financeiros para acessar essas ferramentas tecnológicas”, destacou.
Sobre o projeto começar pelo Rio de Janeiro, Freixo lembrou que a capital do estado do Rio é “a grande porta de entrada do Brasil e o lugar mais conhecido”. Ele antecipou que o objetivo é chegar no Brasil inteiro.
Patrick Corrêa, presidente da Riotur, falou de outros projetos que têm ajudado a melhorar a experiência turística no Rio, através de parceria com o laboratório de inovação da Embratur. “Realizamos constantes parcerias com o EmbraturLAB e uma das que trazem bons resultados são as pesquisas de satisfação do turista por meio QR Code. Elas nos mostram a percepção deles durante a estadia aqui e permitem que os setores público e privado trabalhem em conjunto na captação e na consolidação do Rio como destino”, finalizou.