Raissa Machado é campeã do mundo e diz estar pronta para Paris
Atleta paraolímpica do lançamento de dardo garantiu classificação para os Jogos no Mundial de Kobe, no Japão.
Raíssa Machado faz história no mundo do atletismo paralímpico. A jovem de 28 anos, nascida em Ibipeba, Bahia, mas criada em Uberaba, Minas Gerais, é a atual campeã mundial e detentora do recorde mundial no lançamento de dardos F65 (arremesso sentado), com o lançamento de 24,22m realizado em maio no último mundial, em Kobe, no Japão.
O sonho dela é conquistar o ouro olímpico em sua terceira participação nos Jogos. Em 2016, ficou em sexto lugar no Rio, resultado que impactou e fez com que a atleta tivesse uma virada de chave na vida.
“Me deparei entrando em uma depressão profunda. Eu e minha família sentimos que havia algo diferente comigo. Resolvi encarar o mundo, me mudei sozinha para São Paulo e tracei o objetivo de subir no pódio em Tóquio em 2021, quando conquistei a medalha de prata”, afirma.
Raíssa nasceu com má-formação congênita nas pernas e foi obrigada a usar cadeira de rodas desde muito pequena. Mas não se enquadrou às suas limitações e escutou seu professor de educação física: “Você nasceu para ser atleta”.
“A cadeira é apenas um detalhe que me diferencia de você, e que não me limita. Se não fosse por ela, talvez eu não tivesse chegado onde cheguei, tanto profissional quanto pessoalmente”.
Para chegar longe no esporte, precisou de ajuda profissional. Hoje, ela se diverte nas pistas de atletismo.
“Estou sempre sorrindo, até quando levanto 115 kg no supino (risos). Após os jogos do Rio, senti que faltava essa alegria. Foi quando decidi iniciar o tratamento com uma psicóloga e foi a melhor decisão que já tomei em minha vida.”.
Raissa falou durante um evento da Liga Esportiva Nescau, que a atleta é embaixadora. Ela falou sobre a preparação para as Olimpíadas, as suas batalhas emocionais e a luta contra a depressão.