Operação Férias 2024 com reforço no salvamento aquático e ações de limpeza

Foto: Ascom CBMCE
Compartilhe

A operação contará com um aumento no número de postos de guarda-vidas nas proncipais praias do Ceará

Visando o aumento na movimentação de banhistas associado ao período de folga nas escolas no meio do ano, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) deu início à Operação Férias de 2024, que ocorrerá durante todo o mês de julho. A abertura da operação aconteceu na tarde desta segunda-feira (01), na altura do Espigão do Náutico, no bairro Meireles, em Fortaleza.

Durante o evento de lançamento, o CBMCE apresentou o reforço no serviço de salvamento aquático que será empregado nas praias durante o mês de julho. A operação contará com um aumento no número de postos de guarda-vidas em praias como Jericoacoara, Cauípe, Cumbuco, Icaraí, Leste-Oeste, Praia do Futuro e Canoa Quebrada. Serão 62 bombeiros distribuídos em 31 postos diariamente até o fim das férias, no dia 4 de agosto.

A operação faz parte da Semana de Prevenção de 2024, realizada por todos os Corpos de Bombeiros do Brasil. Na Av. Beira-Mar, em Fortaleza, mesmo fora da área de atuação usual do CBMCE, os bombeiros estarão presentes em um posto do Programa Praia Acessível, oferecendo estrutura para que pessoas com dificuldade de locomoção possam desfrutar de um banho de mar com segurança.

Além do efetivo de guarda-vidas, a operação contará com viaturas 4×4, motos aquáticas, quadriciclos e botes de salvamento infláveis. Na Praia do Futuro e na Barra do Cauípe, haverá também o reforço de duas viaturas de resgate para atendimento pré-hospitalar, equipadas para situações que exijam oxigenoterapia.

Durante o lançamento, a 1ª Companhia de Mergulho de Resgate (CMR) do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) do CBMCE realizou uma ação de limpeza subaquática no entorno do Espigão do Náutico. Com a participação de 14 mergulhadores, a iniciativa retirou mais de 20 quilos de lixo das águas da praia, incluindo sacos plásticos, garrafas, calçados e pedaços de vestimentas.

A ação de limpeza subaquática destacou os efeitos negativos do descarte inadequado de lixo no ambiente marinho, que causa danos à fauna e à flora marinha e representa um risco à saúde humana. Ao remover os dejetos, os mergulhadores do CBMCE contribuíram para a preservação do ecossistema local e garantiram um ambiente mais seguro para banhistas e praticantes de esportes náuticos.

O CBMCE enfatizou a importância da participação da comunidade na preservação do meio ambiente. Simples ações, como o descarte correto do lixo e a conscientização sobre os impactos negativos da poluição, são fundamentais para a preservação das praias.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content