Vereador propõe projeto Vizinhança Solidária para monitorar os bairros
O objetivo é integrar os moradores através de ferramentos digitais para traçar estratégias de melhorias
O vereador Tiago Ramos (MDB), através do Projeto de Indicação nº 145/18, de 23/05/2018, propõe a implantação do projeto vizinhança solidária como forma de combater a criminalidade e a solução de outros problemas nos bairros de Sobral. Uma das propostas principais é criar um sistema de monitoramento via grupo de whatsapp com auxílio de equipamentos já instalados pela Prefeitura ou instalação de outros para que os moradores passem informações à vizinhança sobre a presença de algum suspeito na região.
Alguns bairros de Sobral já usam essa ferramenta onde os moradores monitoram compartilhando fotos e imagens de alguma pessoa em atitude suspeita na região. Um exemplo é o Parque Boa Vista que além de fazer o monitoramento de segurança os moradores se unem para resolver problemas relacionados à falta de estrutura do bairro.
Através da integração dos residentes está sendo possível resolver alguns dos problemas da comunidade. Reuniões são marcadas usando o grupo de whatsapp, para traçar estratégias que melhorem a qualidade de vida dos moradores. Além de tratar dos problemas estruturais, o grupo também desenvolve trabalhos solidários em prol do vizinho que esteja precisando de ajuda.