Ceará tem volume de chuva em março dentro da média histórica

Compartilhe

Até esta quarta (31), volume de chuva está 0,6% superior do esperado para o mês.

No último dia de março, historicamente o mês mais chuvoso do Ceará, o volume de chuva está um pouco acima do que se espera no estado. O Ceará acumula 204,7 milímetros desde o início do mês, 0,6% superior da média mensal.

O esperado para os 31 dias de março é um acúmulo de 203,4 milímetros, conforme média histórica registrada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

As precipitações se concentraram com maior volume no Litoral Norte e de Fortaleza, além da Região do Cariri. O município que mais recebeu chuvas no mês foi Moraújo, localizado na Região Norte do Ceará. Lá, choveu 657 milímetros, onde o normal é 289,3 milímetros.

Um desvio positivo de 127,1%. Outras quatro cidades que mais registraram precipitações em março foram Abaiara (456 milímetros); Nova Olinda (334 milímetros) e Missão Velha (317,4 milímetros). Todas na Região do Cariri.

O motivo das precipitações não muito intensas em março, segundo a Funceme, se deve as águas do Atlântico Tropical Norte que ficaram mais aquecidas em relação às do Sul, o que não favorece a movimentação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Esse fator é o principal sistema responsável por trazer as chuvas nesse período para o Ceará. A ZCIT não ficou tão próxima do Estado, por isso tivemos essas chuvas mais irregulares.

Choveu em, pelo menos, 78 municípios do Ceará entre as 7h de terça-feira (30) e as 7h desta quarta-feira (31), conforme Funceme. A maior intensidade foi registrada em Granja, na Região Norte do estado com 85 milímetros.

Neste intervalo de 24 horas, os principais acumulados registrados foram eles:

•             Granja (Posto: Granja) : 85.0 mm

•             Morrinhos (Posto: Morrinhos) : 70.0 mm

•             Tururu (Posto: Fazenda São Domingos) : 41.0 mm

•             Pentecoste (Posto: Casa De Pedra) : 40.0 mm

•             Santa Quitéria (Posto: Raimundo Martins) : 29.5 mm

•             Caucaia (Posto: Caucaia) : 29.4 mm

•             Alto Santo (Posto: Alto Santo) : 27.0 mm

•             Amontada (Posto: Jacuipe Nascente) : 5.0 mm

•             Caucaia (Posto: Sitios Novos) : 25.0 mm

•             Jardim (Posto: Serra Boca Da Mata L) : 25.0 mm

As regiões situadas no centro-norte do Ceará deverão apresentar as principais chuvas do Estado até a próxima sexta. Conforme a Funceme, nas demais áreas, a tendência é de precipitações mais isoladas e menos expressivas.

Para esta quarta, a expectativa é que a faixa litorânea, o Maciço de Baturité e a Ibiapaba deverão receber os maiores acumulados ao longo do dia. Isto deve ocorrer devido à proximidade da ZCIT, que colabora para formação de áreas de instabilidade e nuvens mais desenvolvidas. A expectativa é a mesma para quinta.

Já para a próxima sexta, a previsão, neste momento, é de acumulados precipitações menos abrangentes, pois o Litoral Norte e a Ibiapaba deverão apresentar condições para chuvas isoladas, isto é, expectativa de registros atingindo entre 20 e 50% dos territórios de cada macrorregião. Na demais,

A Funceme reforça que, tanto para hoje quanto para amanhã, os principais acumulados na faixa litorânea deverão se concentrar entre madrugada e manhã.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content