MEC lança plataforma para acompanhar aprendizagem dos anos finais do Ensino Fundamental
O objetivo é que secretarias de educação possam fazer intervenções pedagógicas mais adequadas
O Ministério da Educação (MEC) lançou na quinta-feira, 11 de julho, a Plataforma de Avaliação e Acompanhamento das Aprendizagens nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Representantes do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), parceiro técnico do MEC no projeto, apresentaram durante um webinário os critérios usados para a elaboração do monitoramento, denominado Avaliação Contínua da Aprendizagem nos Anos Finais, e detalharam as funcionalidades da plataforma. A transmissão está disponível na íntegra no Canal do MEC no YouTube.
A nova ferramenta de avaliações é parte integrante do Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens, uma política focada na garantia do direito à educação e à consolidação das aprendizagens. O lançamento da plataforma é uma estratégia conjunta entre o Pacto e o Programa Escola das Adolescências, política que inclui a organização curricular e pedagógica focada em habilidades prioritárias para os anos finais do ensino fundamental.
Christy Pato, coordenador-geral de Estratégia da Educação Básica da Secretaria de Educação Básica (SEB), abriu as conversas explicando que o Pacto busca potencializar os esforços já empreendidos pelo MEC através de outros programas. “A iniciativa vai trabalhar em conjunto com ações, como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Programa Escola em Tempo Integral, o Escolas Conectadas e, mais recentemente, o Programa Escola das Adolescências, para engajar mais os estudantes e suprir a carência que vemos em alguns territórios no que diz respeito a inovações e processos adequados de aprendizagem”, disse.
A coordenadora-geral de Ensino Fundamental da SEB, Tereza Farias, ressaltou a importância do instrumento para as redes de ensino. “Esse instrumento trabalha em favor das aprendizagens, para que as redes possam enxergar na avaliação aquilo que os alunos necessitam. O objetivo é que secretarias de educação possam fazer intervenções pedagógicas mais adequadas, para que as escolas consigam reorientar os currículos e reorganizar as habilidades prioritárias para as etapas de ensino”, concluiu.
A plataforma, já disponível, é composta por quatro sessões: informações sobre o Pacto e o contexto da Avaliação Contínua da Aprendizagem, cronograma com datas importantes dos ciclos de avaliação e cadastros, área para cadastro de usuários por meio do perfil no gov.br, e dados de monitoramento da plataforma e do uso pelos usuários.
O webinário de lançamento contou com a participação de Geniana Faria, secretária de estado adjunta de Educação de Minas Gerais e representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); Alessio Costa, dirigente municipal de Educação de Ibaretama (CE) e presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); além de Lina Kátia de Oliveira e Caique Bellato, coordenadora-geral e pesquisador do CAEd, respectivamente.