Técnico da Inglaterra pede demissão após quase oito anos
Southgate comandava a equipe nacional sub-21 antes de assumir a seleção principal
O técnico Gareth Southgate anunciou sua saída da seleção da Inglaterra nesta terça-feira, dois dias após os ingleses serem vice-campeões da Eurocopa pela segunda vez consecutiva. O inglês de 53 anos estava há quase oito anos no cargo.
“Como um inglês orgulhoso, foi a honra da minha vida jogar pela Inglaterra e treinar a Inglaterra. Isso significou tudo para mim e eu dei tudo de mim. Mas é hora de mudança e de um novo capítulo. A final de domingo, em Berlim, contra a Espanha, foi meu último jogo como técnico da Inglaterra”, declarou Southgate.
Southgate comandava a equipe nacional sub-21 antes de assumir a seleção principal em setembro de 2016, meses após a eliminação da Inglaterra nas oitavas de final da Eurocopa de 2016 sob o comando de Roy Hodgson. Durante seu tempo no cargo, Southgate levou a seleção inglesa a resultados melhores que seus antecessores, mas não conseguiu conquistar um troféu. Sob sua liderança, a Inglaterra foi vice-campeã da Euro em 2021 (perdendo para a Itália na final em Wembley) e em 2024 (derrotada pela Espanha na decisão em Berlim), quarta colocada na Copa do Mundo de 2018 na Rússia e eliminada nas quartas de final na Copa de 2022 no Catar.
Southgate foi o terceiro técnico mais longevo da seleção da Inglaterra, com 102 jogos, 61 vitórias, 24 empates e 17 derrotas. A derrota para a Espanha foi a primeira dele em Eurocopas. No entanto, o treinador enfrentou críticas devido a convocações e escalações controversas, além do desempenho inconsistente da equipe. A Inglaterra foi rebaixada na Liga das Nações em 2023, refletindo algumas das dificuldades enfrentadas sob seu comando.