Ideb revela desigualdades na conclusão do Ensino Médio entre jovens

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
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Enquanto 92,3% dos jovens matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental avançam para o ensino médio, apenas 70% concluem essa etapa

Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados nesta quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC), revelam disparidades significativas na trajetória educacional dos jovens brasileiros. Enquanto 92,3% dos jovens matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental avançam para o ensino médio, apenas 70% concluem essa etapa.

A situação é ainda mais crítica entre os alunos de menor renda: dos 87,6% que iniciam o ensino fundamental, somente metade chega a concluir o ensino médio. Em contraste, entre os jovens de maior renda, 96,1% iniciam o ciclo escolar e 88,3% o finalizam.

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a importância desses números para a formulação de políticas públicas. “Nós perdemos 30% do Brasil, e dos mais pobres, perdemos a metade. Por isso, a importância de políticas de estratégias, equidade, inclusão…”, afirmou o ministro, sublinhando a necessidade de ações direcionadas para combater essa desigualdade.

As diferenças também se manifestam entre diferentes grupos raciais. Jovens brancos apresentam uma maior taxa de conclusão, com 94,1% iniciando o ensino fundamental e 77,7% concluindo o ensino médio. Em contrapartida, entre a população preta, parda e indígena, 91,1% iniciam a educação básica, mas apenas 66% concluem o ensino médio.

Regionalmente, o Sudeste se destaca com a menor taxa de evasão escolar, onde 76,8% dos alunos formam-se no ensino médio. Já na região Norte, apenas 58,4% dos jovens conseguem finalizar essa etapa, evidenciando as disparidades geográficas no sistema educacional brasileiro.

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