Robôs-peixes suíços prometem revolucionar o estudo dos oceanos

Foto: Surf eDNA/Via CNN
Compartilhe

A tecnologia avançada visa oferecer aos cientistas uma visão mais detalhada e precisa dos ambientes subaquáticos

A 400 quilômetros do mar mais próximo, estudantes de engenharia da ETH Zurich, na Suíça, estão desenvolvendo robôs que podem transformar a forma como os oceanos são pesquisados. No Lago Zurique, o mais recente membro de um cardume de robôs subaquáticos, chamado Eve, desliza pelas águas frias movendo sua cauda de silicone de forma quase idêntica a um peixe real.

Eve, criado pelo grupo Surf-eDNA, é um veículo autônomo subaquático (AUV) projetado para ser o menos invasivo possível, evitando perturbar a vida marinha ao se camuflar no ecossistema. Além de filmar debaixo d’água e evitar obstáculos com sonar, Eve coleta DNA ambiental (eDNA) presente na água, que pode ser analisado em laboratórios para identificar as espécies que habitam a área.

Essa tecnologia avançada visa oferecer aos cientistas uma visão mais detalhada e precisa dos ambientes subaquáticos, que ainda guardam muitos mistérios, apesar de cobrir mais de 70% da Terra. Com a crescente ameaça das mudanças climáticas e da pesca excessiva, ferramentas como essas são essenciais para proteger os oceanos.

O uso de eDNA está em expansão, mas as técnicas de coleta ainda são rudimentares. Com a tecnologia de Eve, os pesquisadores esperam criar um instrumento confiável e acessível, que possa ajudar a prevenir a extinção de espécies e promover uma melhor preservação dos habitats marinhos.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content