Inep publica edital do Enem 2024 para pessoas privadas de liberdade
As provas serão realizadas nos dias 10 e 12 de dezembro
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou esta semana o edital do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa (Enem PPL) 2024. As provas serão realizadas nos dias 10 e 12 de dezembro.
O Inep destacou que os órgãos de administração prisional e socioeducativa interessados em aplicar o exame devem aderir ao processo, indicar as unidades para aplicação das provas e designar o responsável pedagógico. O período para essas ações vai de 30 de setembro a 18 de outubro. A adesão deve ser formalizada pelo envio de um documento para o e-mail aplicacao.ppl@inep.gov.br, com o assunto “Adesão Enem PPL 2024”. As indicações das unidades de aplicação e dos responsáveis pedagógicos serão feitas através do Sistema PPL.
As provas do Enem PPL possuem o mesmo nível de dificuldade do Enem regular, sendo diferenciadas apenas pela aplicação dentro das unidades prisionais e socioeducativas. Cabe aos responsáveis pedagógicos inscrever os participantes entre 7 e 25 de outubro.
O Enem é uma das principais ferramentas de acesso ao ensino superior no Brasil, permitindo que estudantes utilizem suas notas para ingressar em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni), além de ser aceito por diversas instituições de ensino superior em Portugal.
Além disso, os participantes podem solicitar financiamento estudantil através de programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Qualquer pessoa que tenha concluído ou esteja concluindo o ensino médio pode realizar o exame, enquanto aqueles que ainda não concluíram podem participar como treineiros, utilizando os resultados para autoavaliação.