Recursos para candidaturas de mulheres negras serão liberados até 8 de setembro

Foto: Fabio Pozzebom/Agência Brasil
Compartilhe

Os partidos políticos têm até a próxima sexta-feira (30) para liberar os recursos do fundo

As eleições municipais de outubro terão um reforço significativo nas candidaturas femininas e de pessoas negras, com recursos de campanha sendo alocados até o dia 8 de setembro, conforme decisão tomada nesta segunda-feira (26). A reunião entre representantes dos partidos e a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, resultou na concessão de um prazo adicional para a distribuição dos fundos eleitorais.

Os partidos políticos têm até a próxima sexta-feira (30) para liberar os recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha e do Fundo Partidário para as candidaturas femininas e de pessoas negras. Este prazo refere-se à disponibilização dos valores nas contas nacionais dos partidos, que, por sua vez, serão distribuídos entre os candidatos beneficiados.

Gleisi Hoffmann, presidente do PT, comentou que a liberação dos recursos ocorreu na semana passada e expressou dificuldades na identificação e categorização dos candidatos que têm direito ao repasse. O PT, que possui 36% de candidaturas femininas e pretende aplicar cerca de 30% dos recursos em candidaturas negras, enfrenta desafios para organizar e separar adequadamente os dados dos candidatos. Hoffmann ressaltou a complexidade do processo, uma vez que muitos candidatos ainda estão em processo de abertura de contas bancárias.

A reunião contou com a presença de representantes do PL, MDB, PSOL, PSD e PSB, que também discutiram o cronograma de distribuição dos recursos. A eleição de outubro contará com 240.587 candidatos negros, o que representa 52,7% do total, superando pela segunda vez na história o número de candidatos brancos, que são 215.763.

O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro, com o segundo turno agendado para 27 de outubro em municípios com mais de 200 mil eleitores, onde nenhum candidato à prefeitura tenha alcançado mais da metade dos votos válidos no primeiro turno.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content