Baixo volume da lagoa do Belchior intriga moradores
Para alguns, a evaporação é a causa mais provável, mas estranham a rapidez em que a lagoa está baixando
A lagoa do bairro Belchior, conhecida como Lagoa das Garças, situada às margens da avenida Maria da Conceição Pontes de Azevedo, curiosamente baixou o nível de suas águas em curto espaço de tempo, desde o fim das chuvas em maio deste ano, há três meses. Para quem mora no bairro, que está acostumado com a lagoa cheia, estranha o baixo volume.
O perfil do @boavizinhancanews no Instagram, postou a dúvida de um seguidor que perguntou: “O que está acontecendo com a lagoa das Garças, né? Está cada dia mais seca… Alguém saberia responder?”.
O Portal Paraíso foi até à lagoa e conversou com moradores que aceitaram falar sobre o caso, mas não quiseram se identificar. Para muitos a evaporação é a causa mais provável, mas para quem conhece a lagoa há muito tempo afirma que nunca a viu neste estado no mês de agosto.
“As chuvas pararam há três meses e se continuar assim é bem provável que seque ainda mais até o início das chuvas no ano que vem. Moro aqui há cinco anos e desde quando comecei a observar as garças também observo a lagoa que por sinal é muito poluída com um mal cheiro horrível”, disse um morador do bairro.
Já outra moradora acredita que é a ação da evaporação por causa da alta temperatura. “Não sei como era nos outros anos, mas é estranho que ela tenha baixado seu volume tão rápido. Mesmo assim, não acredito que seja outro motivo a não ser o efeito da evaporação”, afirmou.
O Portal Paraíso tentou contato com a assessoria de imprensa da Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMA), mas não teve resposta.