Polícia Federal desarticula grupo especializado em fraudes digitais
O grupo utilizava documentos falsos para cometer estelionato e explorava brechas no sistema financeiro digital
A Polícia Federal, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, desarticulou nesta sexta-feira (30) uma associação criminosa altamente organizada, especializada em fraudes digitais contra a Caixa Econômica Federal. O grupo utilizava documentos falsos para cometer estelionato e explorava brechas no sistema financeiro digital, resultando em prejuízos significativos para a instituição e para as vítimas.
Na operação, que ocorreu em Santana do Livramento e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, oito homens e cinco mulheres foram presos em flagrante. Eles responderão pelos crimes de estelionato majorado, falsificação de documentos, uso de documento falso e associação criminosa.
As investigações indicam que a quadrilha iniciava suas atividades com a obtenção ilegal de informações pessoais de terceiros, utilizando táticas de phishing e comprando dados em mercados ilegais. Em alguns casos, os criminosos invadiam sistemas de empresas que armazenam essas informações. De posse desses dados, o grupo utilizava ferramentas avançadas de edição gráfica para criar documentos falsos com um nível de qualidade que dificultava a detecção da fraude pelos bancos.
Com os documentos falsos, os criminosos realizavam saques em dinheiro nas contas das vítimas, se passando por terceiros. A operação criminosa, sofisticada e bem articulada, causou perdas significativas à Caixa Econômica Federal, além de prejudicar diretamente as pessoas cujos dados foram comprometidos.