MEC divulga resultado do Fies para o segundo semestre de 2024

Compartilhe

Os candidatos pré-selecionados devem realizar a complementação da inscrição entre os dias 10 e 12 de setembro

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta segunda-feira, 9 de setembro, a lista de pré-selecionados e a ordem de classificação dos inscritos no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2024. Os resultados estão disponíveis no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, marcando uma edição histórica do programa. Pela primeira vez, o Fies oferece uma reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, em um esforço para ampliar a inclusão social no ensino superior.

Os candidatos pré-selecionados devem realizar a complementação da inscrição entre os dias 10 e 12 de setembro, também pelo Portal Único. Essa etapa é essencial para a continuidade do processo, e, após a complementação, os estudantes têm até cinco dias úteis para validar as informações diretamente na instituição de ensino em que foram selecionados. Confira o Edital.

Para aqueles que não foram contemplados nesta fase, ainda há a possibilidade de entrar na lista de espera. As vagas não preenchidas serão redistribuídas conforme a ordem de classificação dos candidatos, com convocações previstas para ocorrer entre 16 de setembro e 29 de outubro. Aqueles chamados da lista de espera terão até três dias úteis após a convocação para completar sua inscrição.

Com o Fies Social, instituído este ano pela Resolução nº 58/2024, o MEC busca fortalecer o papel social do programa, atendendo, prioritariamente, estudantes de baixa renda. A reformulação do Fies reforça o compromisso com a educação inclusiva, oferecendo melhores condições de financiamento para alunos que buscam oportunidades em instituições privadas de ensino superior.

Criado pela Lei nº 10.260, de 2001, o Fies é voltado para estudantes que cursam graduação em instituições privadas avaliadas positivamente no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Os candidatos precisam ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, obtendo uma média mínima de 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação. Além disso, é necessário que a renda familiar per capita não ultrapasse três salários mínimos.

O Fies se consolida como uma ferramenta importante para ampliar o acesso ao ensino superior, especialmente para estudantes de baixa renda, reafirmando seu papel transformador na sociedade.

Você pode gostar

O equipamento era pilotado pelo neto, Evandro Dantas, que decidiu utilizá-lo para “visitar” o avô de forma diferente enquanto ele descansava na calçada de casa
O número de infectados saltou de 82 mil para 99 mil
Mais de 700 profissionais iniciarão suas atividades ainda no primeiro semestre do ano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar
Publicidade