Incêndios na Amazônia ganham conotação política

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Compartilhe

Segundo o secretário do Meio Ambiente, as ações criminosas estão contribuindo para a intensificação das queimadas na região

André Lima, secretário de Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, afirmou que parte dos recentes incêndios florestais na Amazônia pode ter motivações políticas. Segundo ele, além dos fatores climáticos atípicos, ações criminosas estão contribuindo para a intensificação das queimadas na região.

Durante entrevista ao programa Natureza Viva, da Rádio Nacional, Lima sugeriu que os incêndios são, em parte, uma resposta ao endurecimento das políticas contra o desmatamento ilegal, adotadas pelo atual governo. Ele apontou que a insatisfação de alguns setores da sociedade, que não aceitam as novas medidas, pode estar por trás das queimadas.

O secretário também destacou o impacto de uma seca sem precedentes, agravada pelo desmatamento no Cerrado e na Amazônia, e fez um apelo aos moradores para evitar o uso de fogo durante esse período crítico.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content