Brasil terá 103 cidades aptas para segundo turno nestas eleições

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Compartilhe

A possibilidade de um segundo turno existe apenas em cidades com mais de 200 mil eleitores aptos a votar

Das 5.569 cidades brasileiras que participarão das eleições municipais em outubro, 103 municípios poderão ter um segundo turno na disputa para o cargo de prefeito. Isso ocorrerá caso nenhum candidato alcance a maioria absoluta (mais de 50% dos votos válidos) na primeira fase de votação, prevista para o dia 6 de outubro.

A possibilidade de um segundo turno existe apenas em cidades com mais de 200 mil eleitores aptos a votar, conforme estabelecido pela Constituição Federal e a Resolução TSE 23.734/2024. Nessas localidades, se necessário, os eleitores voltarão às urnas no dia 27 de outubro.

Em cidades com menos de 200 mil eleitores, a eleição será definida no primeiro turno. O candidato que obtiver a maior quantidade de votos válidos será eleito no dia 6 de outubro, independentemente de atingir a maioria absoluta.

Das 26 capitais estaduais, todas estão aptas a realizar um segundo turno, com exceção de Brasília. A capital federal, que conta com uma população de mais de 2,8 milhões de habitantes, segue um modelo político-administrativo diferente. Desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, o Distrito Federal não é dividido em municípios e, portanto, não realiza eleições municipais. O DF é governado por um governador e uma câmara legislativa composta por 24 deputados distritais.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as 103 cidades que podem ter segundo turno somam juntas 60,5 milhões de eleitores, o que representa cerca de 38,8% do eleitorado total do país. Ao todo, o Brasil conta com 155,9 milhões de eleitores aptos a votar neste ano.

São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte lideram em número de eleitores, com 9,3 milhões, 5 milhões e 1,9 milhão de votantes, respectivamente. Na outra ponta, os municípios de Parauapebas (PA), Imperatriz (MA) e Magé (RJ) têm o menor número de eleitores elegíveis para o segundo turno, com pouco mais de 200 mil eleitores cada.

O estado de São Paulo concentra o maior número de cidades aptas a realizar o segundo turno, com 30 municípios, seguido pelo Rio de Janeiro, com 11, e Minas Gerais, com oito.

Em comparação com as últimas eleições municipais, nove cidades brasileiras alcançaram a marca de 200 mil eleitores nos últimos quatro anos, entre elas Camaçari (BA), Imperatriz (MA) e Foz do Iguaçu (PR). Em contrapartida, algumas cidades registraram queda no número de eleitores, como Governador Valadares (MG), que passou de 213 mil em 2020 para 198 mil em 2024, perdendo assim a possibilidade de segundo turno.

As eleições de 2024 representam mais uma etapa significativa na vida democrática brasileira, e a definição dos prefeitos em segundo turno pode trazer surpresas nas urnas de grandes cidades pelo país.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content