PF prende homem que fabricava armas com impressora 3D
Durante a operação, os agentes encontraram uma submetralhadora em processo de fabricação na residência do suspeito
A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (24) um homem em Araraquara, no interior de São Paulo, acusado de fabricar armas de fogo caseiras utilizando impressoras 3D. Durante a operação, os agentes encontraram uma submetralhadora em processo de fabricação na residência do suspeito.
A ação faz parte de uma operação voltada ao combate à fabricação ilegal de armas, com o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão no município, localizado a cerca de 300 quilômetros da capital paulista. No local, além da arma em construção, os policiais também apreenderam munição.
Os investigadores revelaram que o homem preso fazia parte de um grupo em um aplicativo de mensagens que reunia dezenas de estrangeiros de diferentes países. Nesse grupo, eram compartilhadas técnicas e informações sobre a produção artesanal de armas de fogo.
A operação contou com a participação de diversas forças de segurança, incluindo as polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro, além da colaboração da Força-Tarefa Internacional de Combate ao Tráfico de Armas e Munições (Ficta), que envolve a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e a Homeland Security Investigations (HSI), órgão investigativo dos Estados Unidos.
A prisão é parte de um esforço coordenado para combater a fabricação e o tráfico ilegal de armas, um crime que vem ganhando novas dimensões com o uso de tecnologias como impressoras 3D.