Pesquisa revela alto consumo de água e eletricidade por chatbots de IA

Foto: Freepik
Compartilhe

O processo de gerar um único e-mail de 100 palavras demanda cerca de 519 ml de água e 0,14 kWh de eletricidade

Um estudo recente divulgado pelo Washington Post em colaboração com a Universidade da Califórnia revelou o elevado consumo de água e eletricidade pelos chatbots de inteligência artificial, como o modelo GPT-4, utilizado pela OpenAI. De acordo com o levantamento, o processo de gerar um único e-mail de 100 palavras demanda cerca de 519 ml de água e 0,14 kWh de eletricidade — o equivalente a manter 14 lâmpadas de LED acesas por uma hora. Esse consumo é necessário para resfriar os servidores em data centers e alimentar os cálculos intensos realizados pela IA para processar as respostas.

O estudo destacou a complexidade dos milhares de cálculos envolvidos em cada interação com o chatbot, gerando aquecimento dos equipamentos. Para mantê-los operacionais, grandes volumes de água são utilizados em sistemas de resfriamento. Caso um e-mail desse tipo seja gerado semanalmente ao longo de um ano, o consumo de água chegaria a 27 litros, e o de eletricidade, a 7,5 kWh — o suficiente para abastecer nove casas por uma hora.

Embora seja difícil obter resultados exatos, a pesquisa chama atenção para o impacto ambiental crescente da IA, que, com o aumento do uso, também amplia a demanda por recursos.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content