TRE apreende celulares de servidores de Aracati divulgar suspeitos fake news

Foto: Divulgação
Compartilhe

O TRE também determinou à Meta, proprietária do Instagram, que suspenda a conta suspeita no prazo de 72 horas

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE) apreendeu os celulares de três servidores da Prefeitura de Aracati nesta quinta-feira (26), após suspeitas de que estariam envolvidos na criação e manutenção de um perfil no Instagram utilizado para divulgar fake news contra o candidato de oposição à prefeitura, Caetano Guedes Neto (Republicanos).

A ação foi autorizada pela 8ª Zona Eleitoral, que justificou os mandados de busca e apreensão com base em indícios de que recursos públicos, tanto materiais quanto pessoais, foram usados para disseminar propaganda ofensiva e coordenada por meio do perfil @papocaaracati. O TRE também determinou à Meta, proprietária do Instagram, que suspenda a conta suspeita no prazo de 72 horas.

Os servidores investigados são Gabriel Felipe Ferreira Duarte Barreto, assessor técnico; Maria Kamilla Barreto de Lima, coordenadora especial de Gestão Territorial; e Ariana Cabral de Brito Mendonça, assessora jurídica do gabinete do prefeito. Eles são suspeitos de envolvimento na criação de conteúdos considerados inverídicos e ofensivos.

Em resposta, a Prefeitura de Aracati afirmou, em nota, que recebeu com estranheza o pedido de informações, alegando que não houve qualquer acesso à prefeitura relacionado ao caso, conforme citado na própria petição.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content