Órgãos prisionais têm prazo para adesão ao Enem PPL 2024
O Inep abriu o período de adesão nesta segunda-feira, dia 30
Os órgãos de administração prisional e socioeducativa que desejam aplicar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) têm até o dia 18 de outubro para aderir à iniciativa. O Inep, responsável pelo exame, abriu o período de adesão nesta segunda-feira, dia 30, e cabe a cada estado e ao Distrito Federal indicar os estabelecimentos onde as provas serão realizadas.
A adesão deve ser formalizada por meio de ofício encaminhado ao Inep, contendo todas as informações solicitadas no edital. A inscrição dos participantes ocorrerá de 7 a 25 de outubro, e as provas serão aplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro. No entanto, o exame só será realizado em unidades que atendam aos requisitos de segurança e logística definidos pelo Inep.
O Enem PPL é uma oportunidade para jovens e adultos em privação de liberdade acessarem o ensino superior, utilizando suas notas para participar de programas como o Sisu, ProUni e Fies. Além disso, o exame também é aceito em instituições de ensino portuguesas que mantêm acordo com o Inep, ampliando as possibilidades de ingresso na educação superior.
O exame, que avalia o desempenho dos estudantes ao término da educação básica, é a principal porta de entrada para universidades no Brasil. Mesmo aqueles que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como treineiros, utilizando os resultados como autoavaliação.