Ruanda confirma primeiros casos de infecção pelo vírus Marburg

Foto: AfricaCDC/Divulgação
Compartilhe

Em apenas dois dias, o número de infectados subiu para 26, espalhados por sete dos 30 distritos do país

Na última sexta-feira (27), o Ministério da Saúde de Ruanda confirmou os primeiros casos de infecção pelo vírus Marburg no país. Amostras de sangue de pacientes que apresentavam sintomas compatíveis com a doença foram analisadas e testaram positivo. Em apenas dois dias, o número de infectados subiu para 26, espalhados por sete dos 30 distritos do país. Mais da metade dos casos confirmados envolve profissionais de saúde da capital, Kigali.

Até o último boletim, 31 pessoas foram diagnosticadas com a doença, e 11 mortes foram registradas. No momento, 19 pacientes estão isolados e recebendo tratamento. A resposta das autoridades sanitárias inclui o monitoramento de mais de 300 pessoas que tiveram contato próximo com os infectados, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) coordena as ações de controle em Ruanda e nos países vizinhos.

O vírus Marburg, da mesma família do Ebola, é altamente letal e pode causar febre hemorrágica com uma taxa de mortalidade de até 88%. O contágio se dá pelo contato direto com fluidos corporais de pessoas infectadas ou superfícies contaminadas. Sem um tratamento antiviral ou vacina disponível, as medidas preventivas e o isolamento são cruciais para controlar a disseminação do vírus. O rastreamento rápido de possíveis novos casos e o tratamento precoce são as principais estratégias para conter a doença.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content