Brasil envia insumos de saúde ao Líbano e continua resgate de brasileiros na região

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Compartilhe

A ação humanitária foi organizada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC)

Neste domingo (6), o governo brasileiro realizará o envio de 20 mil seringas com agulhas e 4 mil agulhas individuais ao Líbano, em resposta à crise emergencial que afeta a população local. A remessa de insumos de saúde sairá da Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, com destino à capital libanesa, Beirute, transportada por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Essa ação humanitária foi organizada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores.

A carga, que pesa aproximadamente 115 quilos e não requer refrigeração, é apenas parte de um conjunto de doações emergenciais que o Brasil pretende enviar ao Líbano nos próximos dias. A operação responde diretamente a um pedido formal feito pela Embaixada do Líbano em Brasília, no dia 23 de setembro. Além disso, essas doações utilizam os estoques do Sistema Único de Saúde (SUS), garantidos apenas após uma análise técnica que assegura que o fornecimento nacional não será comprometido.

O Brasil tem um histórico de cooperação humanitária internacional na área da saúde. Somente em 2023, o país fez diversas doações de medicamentos, vacinas e insumos a nações como Bolívia, Cuba, Haiti, Palestina e Turquia. Já em 2024, Granada, Guiana, Uruguai e outras nações também foram beneficiadas pela solidariedade brasileira.

Enquanto envia ajuda ao Líbano, o Brasil também trabalha na repatriação de cidadãos em meio ao conflito no Oriente Médio. No mesmo voo que levará os insumos de saúde ao país árabe, um novo grupo de brasileiros será trazido de volta ao Brasil. O primeiro voo da operação, denominada “Raízes do Cedro”, chegou hoje à Base Aérea de São Paulo, transportando 229 pessoas, entre cidadãos brasileiros, familiares e até animais domésticos.

A operação de repatriação continuará nos próximos dias. Segundo o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, a expectativa é que cerca de 500 brasileiros sejam trazidos de volta ao Brasil por semana. O próximo voo com repatriados deve aterrissar em solo brasileiro já na terça-feira (8).

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content