STF determina extradição de foragidos dos atos do 8 de janeiro

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Compartilhe

Os detalhes das decisões estão sob segredo de Justiça, e o processo de extradição pode ser prolongado

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a extradição de cerca de 60 brasileiros foragidos no exterior, envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A decisão inclui, entre os alvos, o blogueiro Oswaldo Eustáquio, que está na Espanha. Esses indivíduos haviam fugido para a Argentina após romperem suas tornozeleiras eletrônicas.

Os detalhes das decisões estão sob segredo de Justiça, e o processo de extradição pode ser prolongado, sem previsão definida para a captura e repatriação dos acusados. Os pedidos de extradição foram solicitados pela Polícia Federal e agora seguem para os ministérios da Justiça e das Relações Exteriores, que serão responsáveis pelos trâmites internacionais.

Desde os eventos de janeiro, o STF já condenou mais de 200 pessoas envolvidas, que respondem por uma série de crimes, incluindo associação criminosa armada, dano qualificado, e tentativa de golpe de Estado. A ação de Moraes representa um passo significativo na busca por responsabilizar aqueles que tentaram desestabilizar o Estado democrático brasileiro.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content