Paciente contaminado com HIV após transplante é internado no CTI da Fiocruz

Compartilhe

Fontes médicas confirmaram que estado de saúde do transplantado é delicado.

Um dos seis pacientes monitorados após serem contaminados com HIV em um transplante está internado no Centro de Tratamento Intensivo da Fiocruz, no Rio de Janeiro.

O paciente, um homem de mais de 70 anos, recebeu um fígado em maio e foi contaminado pelo vírus. A informação é que ele foi internado com estado de saúde delicado.

De acordo informações, Marcio Mele, o idoso está passando por novos exames para confirmar o diagnóstico que causou a internação. Ele deve ser visitado por representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ.

Após a revelação do escândalo, os seis pacientes são monitorados e, em caso de piora no estado de saúde, obrigatoriamente devem ser avaliados pela Fiocruz. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) confirmou, em nota, que a linha de emergência exclusiva destinada aos pacientes transplantados que receberam órgãos infectados com HIV foi acionada por um paciente neste domingo. Veja a declaração:

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) informa que a linha de emergência exclusiva para atendimento aos pacientes transplantados que receberam órgãos infectados com HIV foi acionada por um deles neste domingo. Conforme determina o protocolo elaborado especialmente para a ocasião, o paciente foi levado ao Instituto Nacional de Infectologia, da Fundação Oswaldo Cruz, onde foi internado.

Além do atendimento emergencial, o protocolo também inclui acompanhamento ambulatorial e psicológico para os pacientes e seus parentes no Hospital Universitário Pedro Ernesto. Uma junta de especialistas também foi montada e estará à disposição permanente dos médicos que já acompanhavam esses pacientes para discussões e aconselhamento técnico.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content