Polícia Civil deflagra operação contra grupos criminosos em Canindé
A operação resultou no cumprimento de dez mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão preventiva
A Polícia Civil do Ceará deflagrou, na manhã desta quinta-feira (24), a operação “Defendere” em uma ação de combate ao tráfico de drogas e à atuação de grupos criminosos em Canindé e outras cidades do estado. A operação resultou no cumprimento de dez mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão preventiva, com ações simultâneas em Canindé, Tauá e no bairro Siqueira, em Fortaleza.
A ofensiva, conduzida pela Delegacia Regional de Canindé, teve como foco desarticular grupos investigados por crimes de tráfico de drogas, homicídios e participação em organizações criminosas. As investigações começaram em 2023, quando um adolescente foi apreendido por envolvimento em um homicídio. A partir desse caso, a polícia identificou membros de um grupo criminoso, incluindo suas funções e localizações.
Na operação, um dos chefes do grupo foi preso em Fortaleza, no bairro Siqueira, onde também foram apreendidos drogas, uma arma de fogo, munições e celulares. Já em Canindé, um dos suspeitos foi autuado em flagrante por resistência e lesão corporal contra um policial civil. Outro dos alvos já estava preso em uma unidade prisional.
A operação contou com o apoio de várias delegacias, incluindo as regionais de Sobral e Tauá, além do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (DPJI) Norte e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (Ficco/CE), em uma demonstração de integração entre diferentes unidades de segurança no combate ao crime.4o