Consumo em supermercados cresce 2,52% em 2024 no acumulado do ano

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
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O cenário tem revelado uma tendência de aumento, sustentada por uma série de repasses federais

O consumo dos brasileiros em supermercados mostrou um crescimento acumulado de 2,52% entre janeiro e setembro de 2024, quando comparado ao mesmo período do ano anterior, conforme dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgados nesta quinta-feira (31). Mesmo com oscilações pontuais, o cenário tem revelado uma tendência de aumento, sustentada por uma série de repasses federais e transferências que têm aquecido o mercado varejista.

Em uma análise mensal, setembro de 2024 registrou alta de 0,95% em relação ao mesmo mês do ano passado, apesar de mostrar um recuo de 1,3% em comparação a agosto. Esse declínio mensal foi atribuído ao “efeito calendário”, visto que agosto contou com um dia a mais de final de semana e com a celebração do Dia dos Pais, que tradicionalmente impulsiona o consumo.

A Abras destacou que, em setembro, o aumento no consumo foi incentivado pelo repasse de R$ 14,14 bilhões para os 20,71 milhões de beneficiários do programa Bolsa Família, assim como pela restituição do Imposto de Renda para Pessoa Física, que somou R$ 1,03 bilhão distribuídos a mais de 511 mil contribuintes. Além disso, a liberação de R$ 2,7 bilhões em Requisições de Pequeno Valor (RPVs) para aposentados e pensionistas do INSS também ajudou a impulsionar o poder de compra dos brasileiros.

A expectativa da Abras é de que, nos próximos meses, o consumo em supermercados continue em alta. Entre os fatores que devem contribuir para esse cenário estão o pagamento do décimo terceiro salário aos trabalhadores formais, os lotes residuais de restituição do Imposto de Renda, as parcelas mensais do calendário do Bolsa Família e bimensais do Auxílio-Gás, além do resgate de R$ 228,6 milhões em abono salarial referente ao PIS/Pasep, ainda não sacado por mais de 247 mil trabalhadores.

Assim, o setor de supermercados segue sendo impactado positivamente pelo incremento da renda disponível, em grande parte oriundo de políticas governamentais que, ao atingirem milhões de brasileiros, acabam por refletir diretamente nas vendas do setor, configurando um cenário de crescimento sustentado e de consumo estável no país.

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