Aos 18 anos, estudante cearense é aprovado em uma das melhores universidades do mundo

Atualmente, ele está se preparando para participar da Olimpíada Internacional de Matemática, em julho. Em 2023, ele foi o primeiro cearense a conquistar o ouro no evento
Compartilhe

Aos 18 anos e com mais de 30 medalhas de olimpíadas de matemática no currículo, o cearense Matheus Alencar de Moraes foi aprovado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), uma das universidades mais renomadas do mundo. A instituição localizada em Cambridge, nos Estados Unidos, vem ocupando o 1º lugar em um dos principais rankings universitários internacionais, o QS World University Rankings, desde 2012.

Nascido em Fortaleza, Matheus participa de olimpíadas científicas desde o ensino fundamental, competindo em eventos locais, nacionais e internacionais. Ao falar sobre a aprovação para o MIT, esse inclusive é um aspecto que o jovem cearense destaca na própria trajetória.

Para o processo seletivo nos Estados Unidos, ele explica, não basta ser um bom aluno, estudar e tirar boas notas na escola. É importante aplicar o conhecimento em atividades extracurriculares.

“O processo para passar nos Estados Unidos é muito diferente para cada pessoa. A depender de com quem você está falando, as dicas vão ser diferentes. Eu diria para (outros estudantes) seguirem o que gostam e acharem algo em que possam fazer a diferença”, disse ele, em entrevista ao Diário do Nordeste.
Entre as atividades extracurriculares de Matheus está a participação do Núcleo Olímpico de Incentivo ao Conhecimento (Noic), uma iniciativa em que estudantes experientes em olimpíadas científicas auxiliam na preparação de outros alunos para esses eventos.

A escolha pelo MIT
Ao concluir o ensino médio, Matheus conquistou vagas no curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará (UFC), na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e no curso de Engenharia da Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mas o sonho mesmo era o Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

Ele descreve o período de espera pelo resultado como “muito estressante” e diz que ficou aliviado quando ele chegou. “Foi muito bom saber que eu poderia chegar no que eu sempre sonhei”, diz. A notícia da aprovação chegou ainda em dezembro de 2024, e os estudos no MIT terão início no final de agosto deste ano.

É um privilégio enorme ter a chance de realizar meus sonhos. É um momento muito bom na minha vida para eu perceber que, se eu quiser fazer a diferença, se eu quiser carregar comigo uma bandeira, eu vou conseguir fazer isso.Matheus Alencar de Moraes

Estudante cearense aprovado no MIT

Questionado sobre qual a bandeira que considera importante, o jovem destaca o acesso à Educação e o poder que ela tem de transformar vidas e levar pessoas para “onde elas não pensavam que poderiam (chegar)”. Como nem todos têm a mesma oportunidade, ele pontua a preocupação em atuar para melhorar esse cenário.

Matheus começou a pesquisar sobre o MIT na época em que teve uma conversa sobre o futuro acadêmico com a mãe. Foi nesse período que o estudante passou a se dedicar às olimpíadas e a outros projetos extracurriculares que o interessavam.

“Fiz olimpíada porque eu gostava, participei desses projetos porque ligava para isso. Eu nunca fiz as coisas pensando na universidade, mas as coisas que eu fiz me ajudaram no meu caminho”, lembra ele.

Nos meses livres até o começo do ano letivo norte-americano, Matheus tem relaxado em relação à universidade, mas mantém os estudos para participar da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), que ocorre em julho, na Austrália.

Realizada desde 1959, a IMO é a principal competição internacional de matemática. Cerca de 100 países de todo o mundo participam do evento, com equipes de até seis estudantes que ainda não tenham ingressado na universidade. O cearense já competiu duas vezes, em 2023 e 2024.

Na primeira participação, ele tinha 16 anos e foi o estudante mais novo a integrar o time do Brasil na disputa. Além disso, Matheus foi o primeiro cearense a conquistar uma medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática, que naquele ano foi realizada no Japão. “É definitivamente a medalha mais importante que eu tenho”, orgulha-se. Desde 1981, o País conquistou 14 medalhas de ouro no evento.

Matheus é filho da advogada Marcele Caroline Maciel de Alencar e do médico Thiago Castro de Moraes, que faleceu quando o menino tinha apenas três anos, e irmão de Thomás. O jovem estudou durante quase toda a vida escolar no Colégio Farias Brito, com exceção do 6º e do 7º anos do Ensino Fundamental, em que foi aluno do Colégio Militar de Fortaleza (CMF).

Resultados de Matheus Alencar de Moraes em Olimpíadas
2019

Olimpíada Cearense de Matemática: ouro
Olimpíada Brasileira de Matemática: bronze
Olimpíada Matemática Rioplatense: bronze
2021
Olimpíada Cearense de Matemática: ouro
Olimpíada Brasileira de Matemática: ouro
Olimpíada de Matemática do Cone Sul: prata
2022
Olimpíada Cearense de Matemática: ouro
Olimpíada Brasileira de Matemática: ouro
Olimpíada de Matemática do Cone Sul: ouro
Olimpíada Matemática Rioplatense: ouro
2023
International Mathematics Olympiad: ouro
Olimpíada Cearense de Matemática: ouro
Olimpíada Brasileira de Matemática: ouro
Olimpíada Matemática Rioplatense: ouro
Olimpíada Iberoamericana de Matemática: ouro
2024
Olimpíada Cearense de Matemática: ouro
Olimpíada Brasileira de Matemática: ouro
Olimpíada Matemática Rioplatense: ouro
Olimpíada Iberoamericana de Matemática: ouro
International Mathematics Olympiad: bronze

Fonte- Diário do Nordeste

Você pode gostar

O caso aconteceu no último sábado (29), em Capistrano, mas o agente foi preso em Itapiúna, municípios do Maciço de Baturité.
Altos registros serão na faixa da tarde, principalmente no Cariri e suis dos Inhamuns e da Jaguaribana. Confira previsão do tempo até quarta
O Ministério da Saúde enviou mais de 800 mil doses do imunizante. A vacina será direcionada primeiramente aos grupos de maior risco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar
Publicidade