Os imóveis foram afetados por diversas rachaduras causadas por desastres geológicos.
Cerca de 29 famílias moradoras da zona rural de Missão Velha, no interior do Ceará, perceberam que os problemas começaram a surgir no último dia 30 de março. Acionada, nessa terça-feira (19), uma equipe de técnicos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea) e da Defesa Civil estiveram no local para avaliar os riscos.
Ao final dos trabalhos, a avaliação se transformou numa retirada das famílias. A urgência foi tamanha, que a agricultora Socorro dos Santos, na pressa para sair de casa, acabou por danificar seus móveis. “Foi uma correria grande; perdi algumas coisas da minha casa, muitas pessoas estão na casa de amigos por não ter para aonde ir. É tristeza para todos nós aqui”, relatou.
O geólogo e inspetor do Crea, Frederico Tavares, que esteve no distrito de Jamacaru, na mesma região, adiantou que vão ser realizados estudos no solo para decidir o futuro dos imóveis. “Você vê que, realmente, isso aqui é um problema geológico, e que tem que ser estudado com calma. Tem que ser feito um diagnóstico com coerência”, explicou o geólogo, e pontuou.
Ainda de acordo com Frederico Tavares, há incerteza quanto ao retorno dos moradores aos locais de risco. Tudo vai depender “Vamos fazer um laudo e mostrar para a prefeitura quais os procedimentos que eles têm que tomar. Após as análises no solo, vamos verificar se tem como recuperar, ou se as casas vão ter que ser demolidas”, explicou.