Confira quem pode receber a vacina contra a gripe nos postos de saúde no Ceará

Compartilhe

A vacinação contra a influenza, também conhecida como vacina da gripe, está disponível para grupos prioritários em todo o Ceará. A meta é alcançar 90% da cobertura do público-alvo. Recomenda-se que a população se imunize durante o período de chuvas, quando há um aumento no número de casos da doença.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e provoca sintomas de síndrome gripal. A vacina atua contra os vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e B (Haemophilus Influenza).

Em todo o estado, os postos de saúde estão mobilizados para a aplicação das vacinas. Além disso, em Fortaleza, a população também pode procurar as unidades do Vapt-Vupt localizadas em Messejana, Papicu e Antônio Bezerra.

Quem deve procurar a vacina da gripe:

Crianças de até 6 anos
Trabalhadores da saúde
Professores de ensino básico e superior
Trabalhadores da segurança pública
Pessoas em situação de rua
Povos indígenas
Trabalhadores do transporte público
Pessoas com doenças crônicas e deficiência permanente
De acordo com Ana Karine Borges, coordenadora de Imunização da Secretaria da Saúde do Ceará, a vacinação contra a gripe é atualizada anualmente. Os grupos prioritários devem reforçar a proteção durante o período das chuvas, quando há um aumento nos casos de influenza.

“A vacinação é uma forma muito eficaz e garante a proteção principalmente contra formas graves da doença, evitando a sobrecarga dos serviços de saúde”, comenta a gestora.

No Ceará, a campanha de vacinação contra a gripe começou de forma antecipada, em 11 de março, e o estado recebeu 904 mil doses do Ministério da Saúde.

Além da vacina da gripe, a população também deve aproveitar a oportunidade para atualizar as doses de outros imunizantes, conforme a caderneta de vacinação de cada indivíduo.

Você pode gostar

O prefeito falou que está marcada uma agenda com o governador Elmano de Freitas, para tratar sobre o assunto
O curso tem inscrições abertas até o dia 7 de março de 2025
Segundo levantamento da AFP, 33 pessoas morreram em Ancara, capital turca, e 38 em Istambul. Dezenas estão hospitalizados na UTI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar
Publicidade