Servidores técnico-administrativos da Uece, Urca e Uva anunciam estado de greve

Em reivindicação, os servidores pedem a atualização do plano de cargos e carreiras, após afirmações de processo parado desde novembro de 2024
Compartilhe

Os servidores técnico-administrativos de três instituições acadêmicas — Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Regional do Cariri (Urca) e Universidade Estadual do Vale do Acaraú (Uva) —aprovaram estado de greve na última sexta-feira, 4.
Em nota, o grupo afirma que “a decisão reflete o crescente descontentamento da categoria diante das condições salariais e funcionais, consideradas insustentáveis”. Entre as exigências, encontra-se a atualização do Plano de Cargos e Carreiras, prometido pelo Governo do Estado em 2023.
Os servidores pedem ainda a atualização do plano, processo que declaram estar parado desde novembro de 2024. Outro destaque indica que a atualização está no sistema do Governo do Ceará há pelo menos 588 dias.Por meio de informe, o Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (Sintufce) manifestou apoio “irrestrito” à causa.”

A mobilização dos companheiros e companheiras das instituições estaduais é legítima, urgente e necessária diante do cenário de abandono e sucateamento vivenciado há anos”, afirma o Sintufce.”

A ausência de concursos públicos desde 2016, a defasagem salarial, o desrespeito ao Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) e a crescente sobrecarga de trabalho são sintomas de um projeto de desmonte que atinge em cheio a educação pública cearense”, completa o sindicato.

O Sindicato de docentes da Universidade Estadual do Ceará (Sinduece), também pulicou nota de apoio à greve.”A Sinduece expressa sua total solidariedade aos companheiros e companheiras da categoria. Que essa mobilização frutifique na valorização dos STAs, no fortalecimento da carreira e na conquista de melhores condições de trabalho”, disse o sindicato.


Servidores técnico-administrativos em estado de greve: entenda

Em nota, a Administração Superior da Urca destacou “que não houve deflagração de greve”. Os servidores, que atualmente se encontram em estado de greve, continuam realizando normalmente as atividades administrativas na instituição.

A Reitoria da Uece também afirma ter recebido no final da tarde da terça-feira, 8 de abril, a comunicação do Sindicato dos Servidores Técnico-Administrativos do Ensino Superior Oficial do Estado do Ceará – (SINSESC), relativa à decisão pelo “estado de greve”.

“Informamos à sociedade cearense que todas atividades acadêmicas e administrativas da Uece continuam funcionando plenamente, sem nenhuma intercorrência”, informa a nota. “

A Reitoria respeita a decisão sindical, mas considera desnecessária, pois o Governo do Estado assumiu o compromisso de encaminhar, em breve, o PCCV dos técnico-administrativos à Assembleia Legislativa para sua tramitação”, acrescenta.

A reitoria da UVA também informou que “foi devidamente comunicada e recebeu a (…) carta referente ao estado de greve”. Ressaltaram ainda estar “cientes dos movimentos realizados até o momento” e que permanecem à disposição para o diálogo e acompanhamento das próximas deliberações.

Fonte- O Povo




Você pode gostar

Falha elétrica generalizada em Portugal e Espanha causa transtornos em viagens, impedindo avó de presenciar nascimento do neto em Barcelona
São 40 vagas para o curso na modalidade EaD. Inscrições vão até 11 de maio
Os policiais militares localizaram ainda um saco contendo três espingardas artesanais, conhecidas como socadeiras, além de recipientes com pólvora, chumbo, espoletas, esferas metálicas e outros objetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *